quarta-feira, 27 de maio de 2015

Julgando o livro pela capa

Por Pedro Humangous

Algo vem me incomodando há bastante tempo nas bandas de Melodic e Power Metal: as capas.
Sim, as capas. Mas será que alguém liga para isso?

Já dizia o velho ditado: “não julgue um livro pela capa”.

Mas em tempos modernos, onde é tudo consumido em frações de segundo, onde a venda do material físico praticamente inexiste e um tsunami de bandas invade sua tela a cada dia, como ignorar esse diferencial que é a identidade do disco?

Já foi comprovado, artes de capas mais atrativas vendem mais discos.
Se você tem uma banda e não se preocupa com isso, deveria.

Não é à toa que grandes artistas se destacaram tanto mundialmente como Gustavo Sazes, Marcelo Vasco, Andreas Marshall, Colin Marks, Caio Caldas, Carlos Fides, etc.

Mas vocês notaram que 90% das capas de bandas de Melodic e Power Metal atuais parecem todas a mesma? É simples, a maioria está sendo feita pelo mesmo cara: o colombiano Felipe Machado Franco. E a arte dele é ruim? Pelo contrário, é maravilhosa. Não seria escolhida por tantas bandas se não fosse tão boa, óbvio. O problema não é esse. O incômodo fica por conta da mesmice, pela quantidade exacerbada de bandas do mesmo segmento optando por esse estilo. Ele também não traz nada de novo, é a quase sempre mesma coisa, previsível: fundo colorido esfumaçado com algum ser centralizado e um ponto de luz.

O que deveria ser atrativo aos olhos, acaba afastando, trazendo o inevitável pensamento: “olha lá, mais uma daquelas bandas...”

Tem tanto artista bom trabalhando com tanta técnica diferente, que não consigo entender o motivo de tanta banda escolher a mesma pessoa. É um ciclo vicioso e perigoso para o próprio mercado.
Para se destacar hoje em dia, não basta ser somente bom, tem que ser diferente.

No fim, repito a pergunta: mas será que alguém liga para isso?

Concorda? Discorda? Opine!

Para quem quiser conhecer mais do trabalho do artista acesse: http://finalfrontier.thunderblast.net/covers2007.html










3 comentários:

  1. Essas capas de desenho renderizado, tenho achado as horrhorríveis, lembra o desastre que foi a capa do Dance of Death do Maiden. Prefiro as feitas a.mão mesmo no modo antigo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Sempre apreciei o novo, o diferente, inusitado e autentico. A arte do Felipe é foda e tem minha admiração mas só ele tb não dá né, fica td mt previsivel e parecido. :/

    ResponderExcluir