quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Hora da Leitura! Hellraiser


Vamos falar de coisa boa? Não, não estou falando de TekPix. Coisa boa é unir as mais diversas artes: cinema, leitura e música. Lembro como se fosse ontem, a equipe da Darkside Books me ligando no celular dizendo que admiravam o trabalho da Hell Divine. Foi muito importante saber que meu trabalho estava sendo reconhecido, principalmente por outra empresa/projeto que admiro tanto! E o fruto dessa parceria está em minhas mãos, dois livros incríveis do autor Clive Barker, nada mais, nada menos, do que HELLRAISER! Nasci no começo da década de 80, portanto, tenho uma vaga lembrança desse filme macabro quando passava na televisão de tubo. O tempo passou e acabei esquecendo essa pérola, nunca mais voltei a ver a sequência dos filmes lançados – ponto positivo, pois ler os livros sem ter que ficar associando aos filmes é muito melhor. 


Clive Barker, escritor inglês, é um gênio na arte do terror, ele ambienta o inferno como ninguém. O primeiro livro, “Renascido do Inferno”, com uma linda capa que parece couro de verdade, é curto, porém ultra intenso! A continuação, com “Evangelho de Sangue”, acaba de ser lançada e dá um fim a essa incrível saga. Para não estragar a surpresa – ou dar spoilers – irei apenas colocar trechos liberados pela própria editora para o leitor ter uma ideia do que esperar:

Escrito em 1986, HELLRAISER - RENASCIDO DO INFERNO apresentou ao público os demoníacos Cenobitas, personagens criados por Clive Barker que hoje figuram no seleto grupo de vilões ícones da cultura pop como Jason, Leatherface ou Darth Vader. Toda a perversidade desses torturadores eternos está presente em detalhes que estimulam a imaginação dos leitores e superam, de longe, o horror do cinema. Clive Barker escreveu o romance HELLRAISER - RENASCIDO DO INFERNO (The Hellbound Heart, no original) já com a intenção de adaptá-lo ao cinema. O cultuado filme de 1987 seria sua estreia na direção, e ele usou o livro para mostrar todo seu talento como contador de histórias a possíveis financiadores. Nas palavras do próprio Barker: “A única maneira foi escrever o romance com a intenção específica de filmá-lo. Foi a primeira e única vez que fiz assim, e deu resultado”.


EVANGELHO DE SANGUE oferece uma junção clara dentro do universo de Barker. Os leitores mais atentos já perceberam que as histórias dele se passam em um mesmo universo, mas, agora, o mundo de Hellraiser é explicitamente unido ao do detetive Harry D’Amour – que aparece em outras histórias do autor, como o conto “The Last Illusion”, presente no sexto volume dos Livros de Sangue, e no romance Everville. D’Amour, que se dedica a investigar casos sobrenaturais, mágicos e malignos, vem encarando seus demônios pessoais há anos. Quando ele se depara com uma Caixa das Lamentações – neste livro, Barker expande a mitologia da Caixa de Lemarchand, e conta que ela é só uma das muitas Caixa das Lamentações que existem por aí –, seus demônios internos são substituídos por demônios de verdade, conforme ele se vê enredado em um terrível jogo de gato e rato, absolutamente complexo, sangrento e perturbador.


E o que o Hellraiser tem a ver com o Heavy Metal? Muita coisa! Além do ocultismo e do terror, típicos de várias bandas do estilo, temos aqui vestimentas negras e de couro – lembrando bandas de Black Metal e Gothic. O próprio Clive dirigiu o clipe de “Hellraiser” do Motorhead, além do ator do filme que interpreta o Pinhead, Doug Bradley, ter participado em diversas músicas do Craddle Of Filth. No filme “Hellraiser 3 – Inferno na Terra”, a banda Armored Saint faz uma participação, interpretando ela mesma.


A Darkside Books é minha biblioteca do terror. Sem sombra de dúvidas, a melhor e mais competente editora em atividades no Brasil. É levantar, aplaudir e torcer para que mais lançamentos como estes continuem a encher nossas prateleiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário